30 Dez/2013
Um dos objetivos deste site é tentar orientar e esclarecer diferentes públicos sobre a forma de ser, pensar e viver da pessoa com deficiência. Seus potenciais e suas qualidades.
Quero contar como as coisas podem fluir bem se o medo não impedir os familiares de deixarem seus filhos alçarem voos e, se as escolas comuns e o mercado de trabalho os aceitarem de forma adequada.
A Terapeuta Ocupacional da nossa escola especializada também gosta de desafios e é super empenhada. No final da década de 1990, também tinha uma preocupação com o futuro de nosso público. Assim, já buscava diferentes parcerias para conseguir inserir nossos alunos no mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes. Não foi fácil. Ela tentou várias formas para que as empresas aceitassem pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Isto porque ainda existe certo tabu ou receio com relação à contratação de colaboradores com comprometimento cognitivo no mercado de trabalho. Os gestores preferem funcionários com deficiência física ou sensorial.
Cabe aqui um parêntese para esclarecimento: acredita-se que o comprometimento intelectual atrapalha a produtividade. O que já sabemos que é um pensamento equivocado, que precisamos ajudar a mudar.
Retomando...
Por volta de 2008, a partir da iniciativa desta Terapeuta Ocupacional, teve início a formação de uma turma de alunos interessados em trabalhar. Uma Professora Regente muito dedicada iniciou esta parceria ao lado da terapeuta. Neste projeto fantástico, eu, como Educadora Física, entro como incentivadora junto às famílias e alunos, conversando muito, estudando o máximo, trocando ideias com essas profissionais responsáveis. Foram elas que inseriram D.M.O. (protagonista do Primeiro Sucesso de Inclusão Positiva, contado anteriormente), no mercado de trabalho. https://inclusaopositiva.com.br/primeiro-sucesso
Fazem parte ainda desta equipe as Psicólogas, Assistentes Sociais e Pedagogas especializadas. As famílias e empresas parceiras são essenciais neste incrível êxito profissional que nossos alunos têm alcançado. É outro trabalho emocionante!!!
Enganam-se os que acreditam que somente pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, que esteja alfabetizada e tenha boa dicção consegue inserção no mercado de trabalho. Temos um aluno com Síndrome de Down que possui considerável dificuldade na fala e não é alfabetizado. Mesmo assim, uma empresa parceira o contratou. Após quatro meses de muita dedicação e empenho, ele já havia sido promovido. Conto os detalhes nas palestras.
1. a família desse aluno com S. de Down, não precisa deste salário;
2. a mãe permitiu que ele trabalhasse devido à grande vontade do filho que sempre foi muito determinado (hoje, em 2013, está com quase 40 anos de idade);
3. esta mãe teve uma atitude fantástica que merece nossos aplausos!!! Ela pensou na felicidade e independência do filho.
4. a empresa deu oportunidade para funcionário não alfabetizado e com comprometimento na fala. Muitos aplausos para estes gestores sem preconceitos!!! Muitas empresas querem pessoas com deficiência intelectual alfabetizadas. Este critério de seleção exclui inúmeros indivíduos.
Preparação para o Mercado de Trabalho
Este projeto de inclusão profissional de nossa escola especializada possui várias fases elaboradas e exercidas por essa Professora Regente Especializada que incluem atividades extraclasse dentro e fora da escola. Atividades de classe com um conteúdo diferenciado, direcionado para que os alunos consigam perceber como funciona a sociedade de forma geral.
Nas palestras, abordo esse passo a passo de sucesso.
Contato da Empresa com nossa Escola Especializada
Quando uma empresa procura nossa escola especializada para preencher a cota de contratação e inclusão de pessoas com deficiência (Lei 8.213/91, Subseção II), a Terapeuta Ocupacional e esta Professora Regente visitam a empresa interessada para conhecer o espaço físico, funções disponíveis, condições de trabalho, carga horária, salários, benefícios oferecidos, endereço, formas de traslado, dentre outras questões. A Terapeuta Ocupacional analisa ainda adequação postural, de espaço, e demais situações afins.
Benefícios da Inclusão no Mercado de Trabalho
1. Tornam-se independentes, confiantes e desenvolvem iniciativas para inúmeras atividades do dia a dia, como qualquer cidadão, tais como deslocarem-se sozinhos pela cidade, fazendo uso de ônibus urbano; acessar caixa eletrônico de bancos; comprar eletrodomésticos, móveis, eletroeletrônicos para si e para a família, presenteando e melhorando a qualidade de vida de todos.
2. Começam a incorporar novo vocabulário pertinente às funções exercidas nas empresas, incluindo terminologias em inglês.
3. Aprendem a fazer planejamento do orçamento mensal para não contrair dívidas.
4. Famílias receosas no início, tornam-se orgulhosas e agradecidas.
5. Quando os pais e familiares destes alunos vierem a falecer, estes filhos que antes eram grande motivo de preocupação, já estarão em condições de morar sozinhos ou com algum parente, sem causar nenhuma mudança significativa na rotina e no orçamento de quem os acolher.
1. O ambiente de trabalho ganha um ar mais solidário, segundo relatos de meus colegas da turma do M.B.A., fica mais carinhoso. O que pode contribuir para aumentar a produtividade de todos os colaboradores do setor, pois, pessoas felizes produzem mais e melhor;
2. Pessoas com deficiência costumam ter uma história de vida de superação e motivação diária para vencer desafios diversos. Colaboradores que convivem com estas pessoas, se veem envolvidos nessa energia de superação. Consequentemente, pessoas motivadas não adoecem, não tiram licença médica e a empresa ganha em produtividade.
3. Desempenha sua função social. O que significa dizer que cumpre com os princípios constitucionais de comprometimento com a prática de condutas necessárias ao bem da comunidade e da valorização e preservação do ser humano, ligado diretamente ou indiretamente às suas atividades.
http://www6.univali.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=298 - em: 15out2013
Segundo Rafael Vasconcellos de Araújo Pereira:
“(...) Assim, a função social é alcançada quando (...) a empresa observa a solidariedade (CF/88, art. 3°, inc. I), promove a justiça social (CF/88, art. 170, caput), livre iniciativa (CF/88, art. 170, caput e art. 1°, inc. IV), busca de pleno emprego (CF/88, art. 170, inc. VIII), redução das desigualdades sociais (CF/88, art. 170, inc. VII), valor social do trabalho (CF/88, art. 1°, inc. IV), dignidade da pessoa humana (CF/88, art. 1°, inc. III), observe os valores ambientais (CDC, art. 51, inc. XIV), dentre outros princípios constitucionais e infraconstitucionais.”
http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1988/Funcao-social-da-empresa - em: 22out2013;
4. Cumpre a legislação no que diz respeito à Lei 8.213/91 sobre os Planos de Benefícios da Assistência Social e outras providências.
Finalizando, por enquanto...
É muito interessante e emocionante ver as grandes mudanças na vida destes adultos que um dia conhecemos crianças, com as dificuldades que toda criança com deficiência passa, juntamente com a família, durante o seu desenvolvimento.
Existem alunos cujas fotos olhamos e comentamos em nossas reuniões: “Meu Deus, quando poderíamos imaginar que aquela criança com tantas dificuldades e limites poderia se transformar neste adulto de hoje?”. Alunos que iniciaram o desenvolvimento da fala, que andaram, que se alimentaram muito tardiamente, comparados com crianças sem comprometimento, hoje, em 2013, são profissionais e cidadãos como qualquer outro. Alguns são mais produtivos do que seus irmãos sem deficiência.
Cabe aqui uma das frases muito utilizadas em nosso meio da educação especializada: “ninguém pode dizer qual o limite do outro.” O importante é estimular e dar o máximo de oportunidades.
1. destas pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla que lutam para conquistar seu espaço na sociedade;
2. das famílias que apoiam estas pessoas e acreditam nelas;
3. das empresas que buscam pessoas com comprometimento;
4. do trabalho da nossa equipe, que está transformando a vida de muitas famílias, proporcionando alegrias que há poucos anos eram inimagináveis.
Em outro relato, falarei mais a respeito de inclusão no mercado de trabalho.
30dez2013
Mais um benefício alcançado por um destes alunos incluídos no mercado de trabalho
Neste final de 2013 recebemos mais uma ótima notícia: um destes alunos incluídos no mercado de trabalho está namorando uma vizinha do bairro, se encontrando com ela todos os finais de semana como todo casal de namorados faz. Sua namorada também tem comprometimento cognitivo.
Ambas as famílias concordam, apoiam e percebem o grande benefício que este namoro traz a todos os envolvidos e não somente para o casal. As famílias estão muito felizes, bem como os apaixonados.
Parabéns a todos!!!
02jan2018
Novo Projeto de Vida
Nos últimos 10 anos, esses Sucessos de Inclusão no Mercado de Trabalho foram tão incríveis, desafiadores e apaixonantes que, após aposentar em 2017 na Educação Física voltada para a inclusão educacional e esportiva conforme as Vivências relatadas aqui no site, decidi dar continuidade aos trabalhos de inclusão no mercado de trabalho, visto que tenho formação em Técnico em Segurança do Trabalho, M.B.A. em Gestão de Negócios, PSC Coaching, Graduação em Direito, Inteligência Emocional, Neurociências e Comportamento.
Elaborei um Projeto de Inclusão Positiva com alguns diferenciais, onde oriento empresas e pessoas com deficiência a selarem essa parceria que agrega benefícios para todos os gestores e colaboradores envolvidos. Vamos seguir com esse propósito de vida tão gratificante!
Lembre-se que a frase “vou conseguir” tem que estar na sua mente em todas as situações.
Trabalho com Palestras, Mentoria e Treinamentos com foco nas Neurociências e Comportamento
de forma online e presencial.
Faça contato através de um dos nossos canais para que você possa traçar objetivos, realizar projetos
e o mais importante, ser feliz hoje.
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